Sucesso, Ontem e Ainda Hoje!

A-ha 
 
Desde sua formação em 1983, a banda nunca mudou seus membros. O sucesso 'Take on me' foi inicialmente batizada de 'Lesson one'.

A banda teve um breve intervalo de 1 ano entre 1993 e 1994. Os membros seguiram em carreiras solo, sendo que o vocalista Morten Harket foi mais bem sucedido: seu disco solo de estréia vendeu cerca de 500 mil cópias na Noruega, país de origem da banda, em 1995.

A banda fez tanto sucesso no Brasil durante as décadas de 80 e 90 que sua apresentação no Rock in Rio I, em 1991, atraiu mais de 200 mil fãs, superando shows como o de Prince e Guns n’ Roses, que receberam cerca de 60 mil expectadores.

Uma de suas mais recentes apresentações foi este ano, em 02 de julho, em Berlim, durante o Live 8.

Seu disco mais recente, Analogue, foi lançado em 07 de novembro de 2005.

Entre seus fãs mais famosos, podemos citar as bandas Coldplay, Keane e Pet Shop Boys. Madonna e Coldplay já fizeram covers de sucessos do A-ha. Madonna cantou 'Take on me' no programa americano de TV Saturday Night Live em 1985. Já o Coldplay tocou 'Hunting High and Low' e 'The living Daylights' em performances ao vivo durante seus shows. As três músicas nunca foram gravadas por seus intérpretes.

Até 1999, as músicas do A-ha tinham sido tocadas 2 milhões de vezes nos Estados Unidos.






Air Supply 

 
Graham Russell e Russell Hitchcock, os vocalistas do Air Supply, se conheceram na Austrália durante a produção do musicalJesus Christ Superstar em Sidney.

A banda ainda faz sucesso em países da Ásia, onde faz shows bastante concorridos e onde suas músicas ainda freqüentam as paradas de sucessos. 

Em 1980, a banda igualou o feito dos Beatles ao conseguir 5 músicas emplacadas em primeiro lugar nas paradas consecutivamente. 

O Air Supply foi a primeira banda a fazer turnê pela China, Taiwan e em outros países asiáticos, antes que a música pop ocidental fosse permitida nos países socialistas. 



Alan Parsons



Era engenheiro de estúdio na EMI, em Londres, e trabalhou com os Beatles durante a gravação de Abbey Road, em 1969. Seu trabalho com a banda rendeu outras parcerias com Paul McCartney e os Wings durante a década de 70. O auge de sua carreira como engenheiro de som e produtor foi em Dark Side of the Moon, o famoso disco do Pink Floyd.

Formou o The Alan Parsons Project em 1975, junto ao compositor Eric Woolfson. A idéia era colocar em disco uma música conceitual, com muitos sintetizadores. Para se ter uma idéia, no primeiro disco, chamadoTales of Mystery and Imagination, as músicas foram inspiradas na obra do escritor Edgar Allan Poe. Dois anos depois, foi a vez de Isaac Asimov ser a inspiração do álbum I, Robot, título homônimo a um livro do escritor.



Alphaville 


O conjunto alemão ficou marcado principalmente pelo uso constante de sintetizadores em suas músicas. Além disso, seus principais sucessos — 'Live in Japan' e 'Forever Young' - animaram muitas matinês e bailes de formatura na década de 80.

A banda foi formada no início da década de 80, e originalmente foi chamada de Forever Young – faixa que seria lançada em 1984. 

A formação original foi muito alterada até hoje, mas seu vocalista, Marion Gold, permanece desde o princípio. A banda, aliás, foi muito criticada no início da carreira pela forma de Marion cantar, influenciado por Brian Ferry. 

Depois do sucesso em 1984, Alphaville gravou outros discos, mas não foi tão bem sucedida. O disco mais recentedata de 2003, após lançamentos de coletâneas em DVD e CD. 

No ano passado, saíram em turnê pela Europa. Após o término da mesma, Gold e outros membros do Alphaville dedicaram-se à montagem de um musical baseado na história de Alice no País das Maravilhas, a estrear no ano que vem na cidade de Würzburg, Alemanha.


Comentários